Tecnologia Assistiva

Trata-se de um termo novo.
Tem sido utilizado para referir-se a todo o conjunto de produtos especiais e outros recursos que, de alguma maneira contribui para tornar viável uma vida independente para as pessoas com deficiência.
Tecnologia Assistiva engloba todo e qualquer equipamento, produto ou sistema que torna possível a essas pessoas melhor qualidade de vida, através do aumento, manutenção ou da devolução das suas capacidades funcionais.
Produtos - tecnologia assistiva
..

PRODUTOS ESPECIAIS

Rampas elevatórias
Os produtos e artefatos inseridos dentro de Tecnologia Assistiva podem variar desde uma simples bengala a um sistema computadorizado de comunicação.

Estão incluídos, por exemplo, brinquedos e roupas adaptadas, computadores e seus softwares, equipamentos de comunicação com aumento, chaves e acionadores especiais, dispositivos para sentar e posicionar, automóveis e adaptações para mobilidade manual e elétrica, aparelhos auditivos, auxílios visuais, próteses e órteses, além de centenas de itens adaptados ou disponíveis no mercado.

Veja na página "Produtos Especiais" deste site maiores informações a respeito de empresas e serviços que trabalham com todos esses tipos de produtos e equipamentos.

PRINCIPAIS TIPOS, SEGUNDO ÁREAS DE APLICAÇÃO:

Adaptações para Atividades da Vida Diária e da Vida Prática:
Dispositivos que auxiliam no desempenho de tarefas de auto-cuidado, como o banho, o preparo de alimentos, a manutenção do lar, alimentação, vestuário, entre outras.

Sistemas de Comunicação:
Permitem o desenvolvimento da expressão e recepção de mensagens. Existem sistemas computadorizados e manuais. Variam de acordo com o tipo, severidade e progressão da incapacidade.

adaptação p/ computador

Dispositivos para Utilização de Computadores:
Existem recursos para recepção e emissão de mensagens, acessos alternativos, teclados e mouses adaptados, que permitem a pessoas com lesões físicas operar computadores.




Unidades de Controle Ambiental:
São unidades computadorizadas que permitem o controle de equipamentos eletrodomésticos, sistemas de segurança, de comunicação, de iluminação, em casa ou em outros ambientes.

Banheiro adaptado
banheiro adaptado


Adaptações Estruturais em Ambientes Domésticos, Profissionais ou Públicos:
São dispositivos que reduzem ou eliminam barreiras arquitetônicas, como por exemplo rampas, elevadores, entre outros.




Adequação da Postura Sentada:

Existe um grande número de produtos que permitem montar sistemas de assento e adaptações em cadeiras de rodas individualizados. Permitem uma adequação da postura sentada que favorece a estabilidade corporal, a distribuição equilibrada da pressão na superfície da pele, o conforto, o suporte postural.

Adaptações para Déficits Visuais e Auditivos:

São lentes de aumento, telas aumentadas, sistemas de alerta visuais, amplificadores e outros.

Equipamentos para a Mobilidade:
São as cadeiras de rodas e outros equipamentos de mobilidade, como andadores, bengalas, muletas e acessórios. Ao selecionar um dispositivo de auxílio à mobilidade, este deve ser adequado à necessidade funcional do usuário, avaliando-se força, equilíbrio, coordenação, capacidades cognitivas, medidas antropométricas e postura funcional.

Veículos adaptados

Adaptações em Veículos:
Incluem as modificações em veículos para a direção segura, sistemas para acesso e saída do veículo, como elevadores de plataforma ou dobráveis, plataformas rotativas, plataformas sob o veículo, guindastes, tábuas de transferência, correias e barras.





Saiba mais a respeito de Tecnologia Assistiva
Há uma fartura de sites sobre tecnologia assistiva na Internet.

Acesse pelo menos os seguintes:
www.clik.com.br
www.tecnologiaassistiva.com.br/adcaa/
www.geocities.com/to_usp.geo/ta.html
www.cnotinfor.pt/tabrasil

Pesquise mais por meio do Google:

www.google.com.br

voltar para a página de apresentação
ir para o topo da página