Síndrome
Síndrome de Noonan

Trata-se de um transtorno genético que produz um desenvolvimento anormal de diversas partes do corpo. Segundo estudos médicos, essa síndrome afeta 1 em cada 2.500 bebês. As anomalias mais freqüentes aparecem no pescoço, tórax rebaixado, anomalias faciais e enfermidade cardíaca de natureza congênita.

Não há tratamento para essa síndrome. Ele deve estar voltado para os problemas que irão se apresentar durante a vida da pessoa afetada. O prognóstico esperado depende da extensão e da severidade dos sintomas existentes. Os pacientes podem levar uma vida normal. No caso de ocorrer a deficiência mental, em geral ela é de natureza leve.

A síndrome de Noonan leva, em geral, a uma baixa auto-estima, a dificuldades sociais relacionadas às anomalias físicas, a uma estrutura cardíaca anormal, à deficiência no desenvolvimento das mãos e a uma estatura baixa.

Saiba Mais


Existe um Grupo de Apoio da Síndrome de Noonan, que pode ser assim identificado: The Noonan Syndrome Support Group, Inc. URL: www.noonansyndrome.org.

Sites Adicionais

Sobre a Síndrome de Noonan você encontrará 23.800 sites em português/espanhol (455.000 em inglês). Inicie suas leituras sobra a mesma por meio dos seguintes:

www.chc.min-saude.pt/servicos/genetica/noonan.htm
www.hon.ch/HONselect/RareDiseases/PT/C05.660.207.690.html
www.orpha.net/consor/cgi-bin/OC_Exp.php?Lng=PT&Expert=648
www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/133.pdf
www.msd-brazil.com/msd43/m_manual/mm_sec23_268.htm
www.odontologia.com.br/mensagens2_consultor.asp?cod=654&cons=s&idesp=33
www.apaebrasil.org.br/?mod=bancodados

Médicos e outros profissionais interessados

Pesquise mais por meio do GOOGLE
www.google.com.br