Esportes

Tudo o que você desejar saber sobre esportes para pessoas com deficiências físicas, sensoriais e mentais, você poderá encontrar num dos sites indicados logo a seguir e em muitos outros que existem na Internet.

No entanto, antes de consultar cada um deles, ou aquele que mais o interessar, leia esta pequena e tocante história sobre o que pode rolar em jogos competitivos para essas pessoas.



Olimpíadas Especiais
- Autor Desconhecido

"Há alguns anos, nas olimpíadas especiais de Seattle, nove participantes, todos com deficiência mental ou física, alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos.
Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar.
Todos, com exceção de um garoto, que tropeçou no asfalto, caiu rolando e começou a chorar. Os outros oito ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás. Então eles viraram e voltaram. Todos eles.
Uma das meninas, com Síndrome de Down, ajoelhou-se, deu um beijo no garoto e disse: "- Pronto, agora vai sarar". E todos os nove competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada. O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos.
As pessoas que estavam ali, naquele dia, continuam repetindo essa história até hoje. Talvez os atletas fossem deficientes mentais... Mas, com certeza, não eram deficientes da sensibilidade... Por que?
Porque, lá no fundo, todos nós sabemos que o que importa nesta vida mais do que ganhar sozinho é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir o passo e mudar de curso...
Pensem nisso. E tenham dias diferentes. "

Saiba mais a respeito de Esportes para Pessoas com Deficiência

Sites importantes sobre esportes para pessoas com deficiência:
- Associação Desportiva para Deficientes - ADD (http://www.add.org.br)
- Associação Brasileira de Desporto em Cadeira de Rodas - ABRADECAR (http://www.abradecar.org.br)
- Sociedade Brasileira de Mergulho Adaptado (http://intervox.nce.ufrj.br/~sbma/)
- Associação Brasileira de Desportos para Amputados (http://www.abda.org.br)


logotipo ABDA

- Associação Nacional de Desporto para Deficientes (http://www.ande.org.br)
- Associação para a Integração Esportiva do Deficiente Físico (http://www.ciedef.org.br)



Logotipo Paraolimpíadas - Atenas 2004
atleta 1
atleta 2

foto 3
Cadeirante jogando tenis

Paraolimpíadas - Beijing 2008
salto em altura
arremesso de disco
volei
salto em distância
atletismo
natação
natação
atletismo
nadadores
basquete


Histórias de Sucesso nos Esportes

Terence Parkin

Terence Parkin
Esse jovem com deficiência auditiva, nascido em Bulawayo, ao sul de Zimbabwe (África), usa apenas e tão somente a linguagem de sinais para se comunicar com seu treinador, Graham Hill, nas piscinas do Kwazulu Natal Club, em Durban - África do Sul, onde reside.

Essa aparente dificuldade de comunicação não impediu Terence Parkin de lutar contra todos os bloqueios que pudesse encontrar no esporte de sua predileção - a natação - e de tornar-se o detentor do record africano para os 400 metros "individual medley". Acima e além disso, conseguiu receber duas medalhas de prata no Campeonato Mundial "Short Course", realizado em Atenas - Grécia. Para coroar seus esforços e sua determinação de competir ao lado de jovens sem qualquer tipo de deficiência, Terence conseguiu fazer parte do grupo de atletas selecionado para representar seu país nos Jogos Olímpicos de Sidney, na Austrália.

Segundo suas próprias palavras, antes de embarcar para a competição mundial: "Estou indo para as Olimpíadas para representar a África do Sul, mas é vitalmente importante para mim estar indo, a fim de mostrar que pessoas com deficiência auditiva podem fazer qualquer coisa. Não conseguem ouvir, mas podem ver tudo. Eu gostaria de mostrar ao mundo que existem oportunidades para os surdos".

Esse notável atleta afirma estar sempre competindo contra si mesmo. Essa atitude e sua firme determinação de ter sucesso, apesar da surdez, levaram-no a diversas competições internacionais e principalmente às Olimpíadas de Sidney, na Austrália, onde foi uma destacada figura de sua equipe, mostrando-se extremamente competitivo e em perfeita forma. Conquistou a medalha de prata nos 200 metros, nado de peito, além de diversas outras marcas importantes.

Terence Parkin provou que pessoas com deficiência auditiva podem competir em disputas abertas, ao lado de atletas que não apresentam qualquer tipo de deficiência.

Falando em Barreiras...

charge - vencendo barreiras
"Eu pensei que "barreiras" fossem apenas figuras de linguagem"


Loretta Claiborne

Loretta Claiborne
Poucos de nós ouvimos falar de Loretta Claiborne.

Trata-se de uma jovem negra norte-americana - hoje famosa internacionalmente - que nasceu com problemas mentais, visuais, físicos e sociais.

Nada a interessava, a não ser correr. Resolvidos partes de seus problemas, com grande esforço pessoal e incentivo contínuo de uma assistente social da equipe de educação que atendia famílias pobres, superou suas dificuldades e inscreveu-se numa organização chamada Special Olympics.

Lutou muito para chegar a disputar corridas em nível nacional.

Sua história é notável e está retratada no filme "A História de Loretta Claiborne", dirigido por Lee Grant e estrelado por Kimberley Elise, no papel de Loretta e por Camryn Manheim, como assistente social.

Voltar para a página de apresentação
ir para o topo da página