Enciclopédia FASTER
de Inclusão Social


Um Estudo sobre Pessoas com Deficiência

foto - enciclopédia FASTER de Inclusão Social

Durante a REATEC/2007 (VI Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade),  realizada em São Paulo/Brasil, de 12 a 15 de abril de 2007, ocorreu o lançamento da Enciclopédia FASTER de Inclusão Social, criada pela FASTER – Frente para Assessoria Técnica em Reabilitação, sob o coordenação de Otto Marques da  Silva, veterano consultor em reabilitação profissional e reproduzida com o patrocínio da Revista Nacional de Reabilitação.

Essa Enciclopédia retrata os esforços de um pequeno grupo independente de profissionais interessados em recolher, analisar e divulgar matérias e temas das mais variadas naturezas, a respeito de pessoas com deficiência e toda a realidade que gravita ao seu redor.

Utiliza-se de recursos garantidos pela eletrônica moderna, com o objetivo de mais facilmente informar pessoas com deficiência, familiares, associações, profissionais, políticos, autoridades e a sociedade como um todo a respeito. Pretende, com seu lançamento, sua evolução e com o passar do tempo, ir colaborando na medida do possível para a eliminação de preconceitos e de ações de natureza discriminatória, que são originários de um evidente desconhecimento da verdade a respeito dessas pessoas e de tudo o que as cerca.

A fim de que os muitos assuntos contidos na Enciclopédia FASTER de Inclusão Social fossem facilmente acessíveis aos leitores, seus editores resolveram dividir sua apresentação em dois Volumes, inseridos em um único CD Auto-Executável.

O Primeiro Volume cobre os seguintes temas: Acessibilidade, Desenvolvimento Pessoal, Educação Especial, Empregabilidade, Gente Famosa, Inclusão Social, Legislação, Mundo do Trabalho, Oficinas de Produção, Pessoas com Deficiência, Qualidade Total, Reabilitação Profissional, Soluções de Trabalho, Tecnologia Assistiva, Vida de Trabalho e Vida Independente.

O Segundo Volume da Enciclopédia corresponde a um seletivo mergulho na História da Humanidade, mostrando às claras a existência de Pessoas com Deficiência desde épocas imemoriais da Pré-História até o final do Século XX. São personalidades, achados, gravuras, leis, obras de arte e fatos historicamente comprovados, que estão inseridos nos mais variados temas e de uma forma completamente inédita, com o auxílio de farta bibliografia.

Assim é que o Segundo Volume estuda a presença de pessoas com deficiência em muitas das Sociedades Primitivas, não só dos períodos pré-históricos, mas também do passado mais próximo e do presente. Relata sua existência histórica entre os Egípcios, Persas, Hebreus, Gregos e Romanos. Cobre os séculos do Advento do Cristianismo, Império Bizantino, Idade Média, Renascimento até Século XIX. Levanta dados encontrados no Brasil Colonial e Imperial. Comenta eventos do Século XX e do Ano Internacional das Pessoas Deficientes.

Ao compulsar a Enciclopédia FASTER de Inclusão Social, todos os consulentes notam seu relacionamento íntimo com o site do Centro de Referências FASTER. Na verdade, ambos os acervos de documentos têm a mesma gênese e o mesmo objetivo. O site complementa diversas matérias inseridas em diferentes temas constantes dos dois Volumes e vice-versa.

Se desejar adquirir seu exemplar de uma tiragem limitada, remeta seu pedido para a FASTER – Frente para Assessoria Técnica em Reabilitação, por meio do seguinte e-mail: falecomfaster@uol.com.br

voltar para a página de apresentação
ir para o topo da página