Deficiência


Amputações

Causas de Amputações:

Entre as causas mais comuns de amputação de órgãos inferiores e superiores encontramos: traumatismos, tumores, problemas vasculares, infecções, problemas congênitos e outras. Nas faixas etárias superiores a 50 anos de idade destacam-se os problemas vasculares periféricos, com membros inferiores mais comprometidos, além daqueles causados por diabetes.
Acidentes de trânsito e de trabalho são causas traumáticas significativas. Acidentes de trabalho causam em geral amputações dos membros superiores (dedos, mão e braço).

Reabilitação do Paciente

Nos casos de amputação deve haver uma avaliação fisiátrica, que compreende o primeiro passo no sentido da reabilitação física, incluindo serviços prestados por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e especialistas em próteses. Estes levam à utilização de recursos técnicos especiais que visam a substituição parcial de um membro. A reabilitação, no entanto, deve ser considerada muito mais ampla e completamente, logo após - ou mesmo durante - a colocação de uma prótese.

oficina de próteses
São mais comuns as próteses em pacientes com membros inferiores amputados. De um modo geral, no início o paciente utiliza uma prótese chamada de pilão, com gesso, que é para adequar o coto à utilização desse recurso, tornando-o mais fino e indolor, para que possa ocorrer um bom ajuste da prótese com o corpo.

Além disso, o paciente deve fazer um tratamento com um fisioterapeuta para reeducar sua marcha (uma nova forma de andar) e aprender a usar a prótese ao caminhar. Nessa fase, é fundamental a completa adesão do amputado, porque se ele não assumir seu programa, não conseguirá caminhar.

O objetivo final do tratamento integrado do paciente é capacitá-lo ao maior aproveitamento de suas potencialidades, de forma que possa ser independente nas atividades diárias da sua vida.

deficientes no trabalho


O tratamento reabilitacional, de natureza mais global, deve conter não apenas os aspectos físicos na fase pré, durante eapós a colocação da prótese, mas também psicossociais e profissionais, que são fundamentais para o seu desempenho satisfatório e sua inclusão na sociedade.


Saiba Mais

Busque na Internet os muitos e interessantes artigos a respeito de amputações, como:

"Pontos de Vista do Dr. Dráuzio Varella". Confira a opinião do Dr. Varella a respeito de amputações no site www.drauziovarella.com.br/ponto/guedes_amputacoes.asp.

Veja também, em documento PDF, "Aspectos Técnicos das Amputações de Membros Inferiores", na URL www.lava.med.br/livro/pdf/nelson_amputacao.PDF

Sites Adicionais

Sobre próteses, veja o material divulgado por diversas entidades que fazem atendimento específico no Brasil, tais como:
- AACD - Associação de Assistência à Criança Defeituosa
- ABBR - Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação
- AMR - Associação Mineira de Reabilitação e outras

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3903&ReturnCatID=1797
www.drauziovarella.com.br/ponto/guedes_amputacoes7.asp
www.ottobock.com.br/s_pub.asp
www.datasus.gov.br/cid10/webhelp/s68.htm
www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/amputacao.htm

Veja também este site:

www.entreamigos.com.br/textos/reabili/conortpr.htm que contém informações quanto à concessão de próteses e órteses através do Sistema Único de Saúde (SUS) de São Paulo.

Médicos e outros profissionais interessados

Pesquise mais por meio do GOOGLE
www.google.com.br


Acesse:

Link para o site Amputados Vencedores


voltar para a página de Deficiências e Síndromes
ir para o topo da página