:: ADAPTAÇÕES EM AUTOMÓVEIS ::

A Norma Técnica Brasileira NBR 14970, que regulamenta a Acessibilidade em Veículos Automotores, cita as diferentes necessidades dos motoristas com deficiência física (identificados como 'condutores com mobilidade reduzida') com os diferentes tipos de equipamentos para a adaptação veicular. Tais equipamentos, se aplicados a um veículo automotor, torna-o apropriado para ser conduzido, com segurança e independência. A norma apresenta diretrizes para a padronização da avaliação clínica e para a avaliação da ação de dirigir. Está dividida em "Requisitos de Dirigibilidade", "Diretrizes para Avaliação Clínica do Condutor com Mobilidade Reduzida" e "Diretrizes para Avaliação da Dirigibilidade do Condutor com Mobilidade Reduzida em veículo apropriado.

São muitos os temas que giram em torno das variadas adaptações em automóveis ou motocicletas para pessoas com deficiências. Esses temas e muitas informações úteis, em linguagem muito clara, têm sido francamente expostos por um Clube muito especial. Trata-se do Clube do Motorista Portador de Deficiência, com seu site informativo na Internet.

Este é o seu endereço eletrônico: http://www.rampadeacesso.com/clu/index.htm.

Dentre as adaptações mais costumeiras, segundo o Clube, as seguintes são bastante conhecidas pelas pessoas com deficiência física que pretendem adquirir seu veículo:

Acelerador e freio manual
"Push and Pull" (empurre e puxe) - Acionamento mecânico, através de uma alavanca instalada logo abaixo do volante. Permite controlar o acelerador e/ou o freio do veículo usando apenas uma das mãos. Essa adaptação tem uma instalação transferível, além de caracterizar-se por bastante simples, fácil e rápida de ser feita.

Embreagem eletrônica
Acionamento elétrico-pneumático.
Permite acionar a embreagem do veículo, simplesmente apertando um botão instalado na manopla da alavanca de câmbio. Estes mecanismos transformam a transmissão em semi-automática. Não interfere no uso original da embreagem, sendo também transferível e facilmente instalável.

Embreagem de gatilho Acionamento pneumático.
Este tipo de acionamento pneumático permite ao motorista controlar a embreagem através de uma alavanca parecida com um freio de bicicleta, instalado na alavanca do câmbio. Alguns sistemas são acionados por válvulas pneumáticas que aliviam o esforço do usuário. Este equipamento é preciso e rápido na troca de marchas, mas pode ser cansativo e inadequado para pessoas com mobilidade manual comprometida. De uma certa forma é um sistema ultrapassado, porém de custo mais baixo. Está sendo substituído por sistemas mecânicos e eletrônicos mais modernos. Não afeta o uso do sistema original do veículo e é transferível, além de fácil instalação.

Embreagem computadorizada
Este é um sofisticado sistema eletrônico-pneumático com gerenciamento feito através de um circuito eletrônico, permitindo a automação completa da embreagem. Este recurso permite ao motorista dirigir qualquer modelo de veículo com transmissão mecânica, sem se preocupar com o controle da embreagem nas arrancadas, passagem das marchas e paradas. O sistema permite ser programado pelo motorista, ao seu estilo de dirigir, podendo ser desativado, retornando ao seu funcionamento normal, tudo através de um painel de comandos. O sistema aciona a embreagem através de um sensor infra-vermelho que identifica o movimento da alavanca de câmbio. O Mercedes-Benz Classe A , como outros modelos de linha, possui sistemas equivalentes, porém mais avançados. O sistema foi desenvolvido e é indicado para pessoas impossibilitadas de usar embreagens convencionais ou outros tipos de adaptações. É extremamente confortável, não sendo exclusivo para pessoas com deficiência, mas, também, para quem é obrigado a suportar congestionamentos diariamente.

A Compra de um Veículo
Caso você já tenha sua carteira de habilitação como motorista, poderá pensar na aquisição de seu veículo. Nessa escolha entram fatores diversos, como suas reservas financeiras, seu gosto e - veja bem - não se esqueça daquelas observações anotadas em sua carteira de motorista.
Considere o seguinte:
se você tiver necessidade de um carro com transmissão automática, suas opções de escolha diminuem e um cuidado maior precisará ser tomado com o seu orçamento. Todos sabem que os modelos considerados como mecânicos são menos dispendiosos. Escolha seu carro, mas também escolha com cuidado a concessionária. Ela precisa ter pessoal gabaritado para cobrir suas dúvidas e necessidades.


Sites adicionais a respeito de Adaptações em Automóveis:

Na Internet você poderá encontrar, pelo Google, mais de 9500 sites relacionados ao assunto.
Poderá iniciar suas consultas pelos seguintes:

www.aultimaarcadenoe.com/deficientes.htm
www.Imrio.com.br/link12/htm
www.alessandra.eduardo.com.br/html/adaptacao.htm

Pesquise mais por meio do Google
www.google.com.br
página (produtos especiais)
para cima