Desenho Universal

O lar que precisa ser preservado

A casa de cada ser humano deve representar seu ninho, seu castelo.
No entanto, temos visto pessoas idosas e muitas daquelas com deficiências as mais variadas que acabam sentindo-se prisioneiras em seu próprio lar, na medida em que gradativamente não conseguem se movimentar nos seus ambientes familiares como no passado.
Apesar da grande maioria da população desejar continuar vivendo em suas casas ou apartamentos para sempre, sabemos perfeitamente bem que, na medida em que as pessoas envelhecem ou que são vítimas de algum mal ou de uma deficiência física, o lar ideal começa a desaparecer, devido a escadas, móveis mais antigos, armários altos, prateleiras, torneiras, tomadas e uma infinidade de pormenores do lar. Começa a surgir e a se agravar a falta de acessibilidade.
Acessibilidade é uma palavra de significados cada vez mais fortes, uma vez que extrapola em muito as necessidades das pessoas com deficiência física, por exemplo.
Para encontrar soluções objetivas relacionadas à acessibilidade universal, é preciso ter consciência de que as habilidades das pessoas e suas necessidades mudam durante o curso de suas vidas. Muitas vezes essas modificações incluem medidas práticas para a eliminação de barreiras, como portas e espaços mais amplos, entradas sem degraus, prateleiras e estantes de altura adequada, botões elétricos e outros pontos próprios de cada situação, tais como maçanetas especiais, torneiras adequadas no chuveiro, altura dos armários e coisas assim.

O que fazer para eliminar barreiras

Há basicamente várias razões para que nos preocupemos com essas adaptações especiais. Uma delas é a cobertura imediata que se deve dar a um novo ocupante idoso ou com deficiência recente. Outra - difícil de ser feita - é relacionada a um planejamento razoável para o futuro, que muitas vezes não está tão distante.
Antes que você decida quanto a alterações em sua casa, repasse cada um dos seus cômodos e verifique potenciais pontos de problema e a possibilidade de soluções.


1. Suas portas são
suficientemente largas para
deixar passar uma cadeira
de rodas ou mesmo um andador?

2. Sua porta tem olho mecânico?
Está numa altura conveniente?




3. Existem degraus em sua casa?


4. Você tem em sua casa corrimãos
nos dois lados da escada?



5. Todos os seus assoalhos são anti-derrapantes?

6. As maçanetas de portas
ou armários são fáceis de usar?


7. Você consegue entrar
e sair do chuveiro ou
banheira com segurança?

Vida Independente e móveis/ambientes adaptados

Quando uma pessoa está limitada ao uso de uma cadeira de rodas, será de vital importância que todos os ambientes no local onde reside sejam revistos, a fim de que não ocorram bloqueios ou dificuldades insuperáveis para sua movimentação.
Claro que toda essa revisão de localização de móveis ou mesmo de sua eliminação eventual, ou substituição por peças que permitam a livre circulação, estarão na dependência do tipo e do tamanho da cadeira de rodas disponível. A tomada a decisão quanto à cadeira a ser utilizada, deverá levar em consideração a viabilidade de manobras indispensáveis da pessoa.
Vejamos alguns exemplos ilustrativos de algumas adaptações em ambientes internos:



Quarto adaptado,
com recursos para refeições

Estudo que considera
liberdade de movimentação





Exemplos de banheiros adaptados



Estudo gráfico de adaptações
para dois quartos




Adaptação para bancada
de trabalho






Uma de muitas idéias
de adaptação

Posicionamento da FASTER Tecnologia Assistiva

Analisando cuidadosamente os ângulos mais variados desses problemas, naquilo que se relaciona com o universo das pessoas com necessidades especiais, organizou a FASTER Tecnologia Assistiva um Grupo de Trabalho que concluiu ser necessário divulgar em seu site esses temas englobados no Desenho Universal.
Passou a ser intenção de nossa organização atuar fortemente e cada vez mais nesse campo.
Para tanto, criou-se esta página especial e estruturou-se um setor especial destinado a estudo de situações concretas para tornar a vida das pessoas com necessidades especiais muito mais harmoniosa e feliz em seus ambientes de moradia.

Sistema de Trabalho do Grupo de Desenho Universal

O Grupo de Desenho Universal trabalha apenas com casos individualizados, dentro das seguintes etapas de atuação:

1. Estudo de situações concretas e individualizadas de adaptação de moradias.
2. Planejamento de soluções para as dificuldades encontradas, por meio de um projeto circunstanciado.
3. Discussão com o interessado para finalização da fase de projeto.
4. Execução do projeto, após aprovado por ambas as partes.
As três primeiras etapas não têm qualquer custo para o interessado.

Elimine suas dúvidas e entre em contato conosco:

Grupo de Desenho Universal
FASTER Tecnologia Assistiva
rdelacqua@bol.com.br



voltar para a página de apresentação...ir para o topo da página